Marketing Digital: O que é e Como Aplicar as Estratégias Corretamente

Com certeza você já deve ter lido ou ouvido sobre marketing digital, um termo amplamente utilizado hoje em dia no meio empresarial pelo alto potencial de crescimento que fornece.

Mas afinal, o que é marketing online? Como fazer de maneira certa?

Se você deseja descobrir e aprender mais sobre esse assunto, continue lendo esse post.

O que é marketing digital exatamente?

O conceito de marketing online é simples de entender:

Marketing digital é o agrupamento de atividades que uma empresa ou pessoa executa na internet, com o objetivo de atrair novos negócios online, criar relacionamentos duradouros e desenvolver uma consciência profunda de marca.

As principais estratégias de marketing digital estão destacadas em pilares, que são: o SEO, Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo.

Benefícios de fazer marketing digital

Existem inúmeras vantagens ao começar a aplicação de uma estratégia digital nos negócios, como por exemplo:

  • direcionamento exato do público que você deseja se comunicar, apresentar a marca, criar relacionamento e oferecer seus produtos/serviços;
  • expansão global da sua marca de acordo com o seu estilo de negócios, totalmente personalizável;
  • abrangência total em qualquer país, sobre qualquer público nos mais variados nichos;
  • interatividade mais rápida com os leads e clientes na hora que eles estiverem buscado pela sua marca;
  • fácil análise e mensuração de resultados em todas as suas campanhas, seja por email, links patrocinados, guest posts, etc.

Só pra você ter uma ideia, se eu perguntar qualquer coisa no Google hoje, há boas chances de receber uma resposta satisfatória de várias maneiras diferentes (texto, imagens, vídeos, etc).

E agora adivinha? Essa resposta estará presente em algum conteúdo disponibilizado por um site de autoridade na internet, de forma totalmente automatizada.

Não é simples e ao mesmo tempo motivador?

Estratégias de marketing digital

Por mais que o assunto seja extenso, não é difícil aplicar as melhores estratégias de marketing em seu negócio.

Lembrando que elas são 100% customizáveis e se adequam ao seu estilo empreendedor, o que facilita muito a mensuração de ROI e novas ideias.

Veja agora as estratégias mais utilizadas no mundo inteiro:

Inbound marketing

Também conhecido como marketing de atração, o inbound marketing facilita muito o processo de divulgação e awareness, visto que o principal objetivo dessa estratégia é ser encontrado pelos clientes, ao invés de correr atrás deles.

É o inverso do marketing convencional, e extremamente mais efetivo!

O SEO é uma entre as principais modalidades escolhidas para fazer inbound marketing no longo prazo, mas o primeiro lugar ainda fica com os links patrocinados, pois podem oferecer autoridade e consciência “instantânea”, pelo fato de ser pago.

Marketing de conteúdo

Como é do seu provável conhecimento, a maioria das pessoas hoje em dia buscam soluções diversas na internet, em grande parte nos motores de busca, como Google, Youtube, Bing, etc.

O marketing de conteúdo tem como ideal, posicionar sua marca no lugar e momento certo da jornada de compra dessas pessoas, para que possa oferecer-lhes as melhores soluções.

Podemos então concluir que marketing de conteúdo é o processo de criar materiais relevantes, publicá-los em locais conhecidos e de fácil acesso, como o Linktree, por exemplo, a fim de atrair, converter e encantar uma audiência com suas habilidades e da sua equipe, com o objetivo de convertê-los em leads e/ou clientes.

Redes sociais

awareness marketing digital
Consciência de marca, no inglês, awareness

Desde que a internet é internet, usamos as redes sociais para conversar com os amigos, criar álbuns de fotos, vídeos, etc.

No entanto, pelo alto valor percebido, hoje em dia elas se tornaram mais do que indispensáveis em qualquer negócio digital.

Podemos dizer que as redes sociais são um canal criado com objetivo muito definido: comunicação, influência e diálogo.

O Instagram e o Facebook por exemplo, são os 2 canais mais utilizados para as empresas que desejam fortalecer o branding e gerar mais conversões rapidamente.

Como fazer marketing digital

Para começar o desenvolvimento das suas estratégias, você precisará definir algumas métricas corretamente.

Por exemplo, se você deseja gerar mais vendas, um objetivo de marketing pode ser um aumento percentual da quantidade de leads qualificados.

A partir disso, considerando a sua persona, recursos disponíveis e o cenário em que seu negócio se encontra, é possível estabelecer um plano para fazer esse objetivo acontecer!

Sabendo disso, a minha recomendação é que você faça um curso especializado na área, para ter o máximo de conhecimento possível e dominar o assunto.

A Universidade Rock Content pode ajudar você nesse objetivo, ela é uma das mais recomendadas no Brasil nessa área.

Ferramentas de marketing digital

Profissionais de excelência sempre usam suas melhores ferramentas e, no marketing digital não é diferente.

Elas ajudarão você e seu time a filtrar informações importantes, entender o desenvolvimento da estratégia, gerar relatórios e fazer o acompanhamento dos números.

Veja algumas ferramentas de marketing digital abaixo:

Ferramentas de SEO

Você as usará para crescer o tráfego orgânico do seu site ou blog rapidamente.

As melhores que eu recomendo são:

Ferramentas de design

Você as usará para criar logotipos, banners e qualquer outra peça de interação visual em seus projetos.

Vejas as melhores:

Ferramentas de automação

Elas serão usadas por você e seu time no intuito de facilitar o gerenciamento de dados, criação de recursos e comunicação entre os membros.

As que eu recomendo atualmente são:

Ferramentas de email marketing

É impossível deixar de fora as ferramentas de email marketing, afinal, esse é um dos pilares fundamentais de toda estratégia pertencente ao marketing digital.

Recomendo as seguintes:

Conclusão

Se você gostou desse conteúdo, que tal gravá-lo em seus favoritos? Isso vai estar à sua disposição sempre na hora que você precisar 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *