SEO: Guia Para Sua Marca Alcançar o Topo do Google em Pouco Tempo

seo search engine optimization

SEO é um termo em inglês que significa “search engine optimization“, e tem por objetivo, ajudar sites e blogs a melhorar rankings nos motores de busca, como Google, Bing, Safari e outros.

Se você acabou de criar seu site/blog ou já tem algum há bastante tempo e não está satisfeito com os resultados, continue lendo esse post para aprender a melhorar isso rapidamente.

SEO realmente é necessário?

Estratégias de SEO são fundamentais para sua marca conseguir destaque e visibilidade no universo do marketing digital e, por consequência, mais leads, clientes e faturamento para o seu negócio.

Como?

Com a otimização correta de sites e blogs, usando de técnicas para melhorar o ranqueamento destas páginas e posicionando elas nos primeiros resultados do maior buscador do mundo, o Google.

Esse é apenas um exemplo, e praticamente triplica (e muito) suas oportunidades de negócio, já que 90% das pessoas que fazem pesquisas no Google clicam apenas em resultados que aparecem na primeira página do buscador.

A psicologia de SEO e satisfação do usuário

Uma coisa é certa: tudo está direcionado para o benefício do usuário. Ou seja, suas necessidades, forma de buscar por respostas, resultados que ele espera ao buscar algo, etc, devem ser supridas quando fizer uma busca.

Resumidamente, a psicologia humana frente aos mecanismos de busca passa pela necessidade de suprir um desejo específico, que pode se manifestar de formas diversas.

Portanto, é função das empresas que investem em Marketing Digital, responder de forma objetiva a todas essas dúvidas e necessidades.

A hospedagem de sites é um exemplo prático. Todo mundo gosta de navegar em uma página segura e que carrega rápido!

Se a sua marca fizer isso e priorizar o UX, os primeiros lugares da primeira página do Google estarão garantidos a longo prazo.

Os 3 tipos de busca em SEO

Um dos primeiros passos para entender a busca do usuário é conhecer a intenção de pesquisa.

Conhecendo essa intenção, é fundamental para seu negócio online saber como atrair o público certo para seu site ou blog.

1º – Navegacional

Este tipo de pesquisa, que também é conhecida como busca de atalho, é realizada quando o usuário já sabe o site destino que gostaria de ir, porque conhece o negócio, mas talvez não se lembre da URL ou esteja com preguiça de digitar.

Se a sua marca é conhecida, como por exemplo, Netflix, o usuário simplesmente vai ao Google e pesquisa por esse nome ou o URL de domínio para encontrar o que procura.

2º – Informacional

Nesse tipo de busca, o usuário precisa de informações que solucionam alguma dúvida mais ampla e/ou específica, seja por meio de notícias, releases de algum produto ou artigos explicativos.

Ao contrário do primeiro estilo de pesquisa, aqui o usuário não sabe exatamente em qual página chegará para encontrar o conteúdo que procura, pois não é possível identificar claramente sua intenção de busca.

É também nesse modelo que a maioria das empresas contratam profissionais de SEO, afinal, em um termo de alto volume, como “tênis masculino”, por exemplo, pode render milhões de clientes e um alto faturamento se o site “X” estiver nos primeiros resultados.

O mesmo acontece com outros termos.

3º – Transacional

seo busca transacional
Na busca transacional suas conversões aumentam

É o tipo de pesquisa do usuário que está buscando executar uma transação, seja para comprar um produto específico, encontrar uma loja, ou fazer qualquer outro tipo de transação online.

É extremamente valiosa, especialmente para e-commerces que estão começando ou procurando escala nos negócios.

Se a sua marca conseguir posicionar para termos transacionais, espere alcançar grandes resultados a médio-longo prazo!

Conteúdo e backlinks, os pilares de SEO

Existem dois fatores para o bom ranqueamento no Google: link building (que veremos mais adiante) e a qualidade do conteúdo.

Desde o lançamento do Google Panda, o algoritmo do buscador procura identificar conteúdos de baixa qualidade ao otimizar os resultados para o público.

Ou seja, quanto melhor for o conteúdo da sua marca, melhores as chances de você entrar nas primeiras posições, e essa é uma otimização ON PAGE.

O tamanho do conteúdo também influencia diretamente os rankings no Google.

Em uma pesquisa feita por diversas corporações, como a MOZ, a média de tamanho dos conteúdos que estão nas primeiras posições é de aproximadamente 2.500 palavras.

Isso é natural, pois o Google procura conteúdos mais completos, que esclareçam de uma vez as dúvidas dos leitores. Mas isso não é uma regra, ok?

Se não quiser produzir muito, basta sanar a dúvida do usuário e resolver seu problema de maneira inteligente.

Dica: boa parte das empresas hoje em dia utilizam a Leadlovers como ferramenta que automatiza a procura dos melhores termos para criar conteúdos de excelência, tudo dentro da sua própria plataforma.

Link building

O Link Building é a estratégia mais importante de SEO OFF PAGE e é ela que garante bons backlinks para seu negócio.

É a parte que dará autoridade necessária para sua página e seu domínio e se destacar como uma grande referência para os usuários e também o Google.

Para explicar melhor, link building funciona como votos positivos, indicações de confiança.

Então, todo site que linka para você está dizendo aos usuários e ao Google que sua marca apresenta um bom conteúdo e merece ganhar destaque.

Por isso, quanto mais indicações você receber, maior será a sua relevância, e quanto maior a relevância, mais bem posicionado seu site/blog ficará.

É importante resultar que há várias maneiras de conseguir links, como por exemplo:

  • guest posts em sites de autoridade;
  • links patrocinados;
  • redes sociais;
  • networking em eventos do mesmo nicho;

Conclusão

Você já faz SEO? Ainda é iniciante no tema? Entenda que isso realmente pode elevar drasticamente a consciência da sua marca e consequentemente as vendas.

Deixe um comentário abaixo se precisar de alguma coisa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *